Avançar para o conteúdo principal
Só em janeiro, os cibercriminosos brasileiros já conseguiram fazer mais de 2,5 milhões de vítimas na web. O levantamento foi feito pela Kaspersky Lab, sendo que os dados dizem respeito ao número de vítimas alcançadas até o dia 20 de janeiro. De acordo com a companhia, a maioria dos usuários acabam sendo enganados por e-mails com nomes de empresas famosas, em que a maioria promete vagas de emprego e descontos em produtos. Outra estratégia utilizada pelos cibercriminosos são campanhas espalhadas pelo aplicativo de mensagens, WhatsApp. Nesta época do ano o número de usuários alcançados é maior em prol da grande oferta de trabalho, comum deste período do ano. Os golpistas já enviaram links falsos contendo o nome de grandes companhias como Walmart, Burger King, Spotify, O Boticário, Lojas Americanas, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolin, alerta “As novas campanhas fraudulentas que vimos circular no WhatsApp tem se valido disso, ao clicar no link recebido e abrir o site fraudulento, será questionado ao usuário se ela deseja algo, ao autorizar, na verdade ele estará ativando o recebimento de notificações pelo navegador, e assim o usuário continuará recebendo mais golpes por meio das notificações”.
Ao clicar em algum dos links falsos, o usuário passa a receber notificações ao longo do dia com novas ações fraudulentas. Neste caso, para desativá-las é preciso acessar as configurações do seu navegador. Um dos golpes em que os cibercriminosos conseguiram atingir um maior número de pessoas foi o do Spotify, em que os golpistas ofereciam uma suposta promoção com acesso gratuito pelo período de um ano do Spotify Premium. Desta forma, ao clicar no link falso, entre os quais estavam circulando como “spotify.net”, “spotify-br.com” ou “spotify-usa.com”, o usuário era direcionado para páginas com outras publicidades, com ofertas para instalação de outros apps e de assinaturas pagas de outros serviços. Algumas páginas utilizadas pelos golpistas possuem o script Coinhive, o mesmo que utiliza recursos de dispositivos a fim de minerar criptomoedas. “Por mais que o usuário clique no link e não faça nada, mesmo assim o criminoso irá ganhar, pois as páginas maliciosas contêm um script para minerar a criptomoeda Coinhive”, alerta Assolini. Sendo assim, o ano de 2018 acaba de iniciar e já temos um número assustador de vítimas feitas por cibercrimonosos com propagandas ilusórias contendo links falsos com objetivos maliciosos. Com isso, tome cuidado e desconfie de todo link contendo ofertas arrasadoras, antes de sair clicando, entre em contato com a empresa que está oferecendo algum benefício para verificar se a informação realmente procede.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cheats e códigos GTA 5 (Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC)

O Códigos de GTA 5, também chamados de macetes ou cheats, permitem fazer trapaças como ter vida infinita, criar armas e controlar a polícia no game para Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One. Confira a lista com todas as manhas do jogo da Rockstar, atualizada em 2019. Aproveite ver também os códigos de GTA 5 para PC e outros truques usando o celular no Grand Theft Auto 5.


GTA 5: como ganhar dinheiro infinito de forma rápida Os códigos funcionam usando o direcional do controle e os botões correspondentes. O ideal é fazer de forma rápida, sem pausas longas, para que todos os cheats entrem corretamente. Quando ativado, o código mostra uma mensagem acima do mapa, sinalizando que está funcionando. Lista de códigos de GTA 5 para Xbox 360 e Xbox One
Invencibilidade: Direita, A, Direita, Esquerda, Direita, RB, Direita, Esquerda, A, YQueda Livre: LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, DireitaArmadura e vida no máximo: B, LB, Y, RT, A, X, B, Dir…

Notícias ao minuto sobre o coronavirus (cov-19) em Portugal

Coronavirus em Portugal actualizações hora a hora...




Confirmados (total); Suspeitos (total acumulado) Por faixa etária Por região







Emigrantes de volta a Portugal estão a furar quarentena

Portugueses vindos de França e Espanha não estão a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 diasO presidente da Câmara de Bragança adverte que os emigrantes que estão a regressar para se juntarem às suas famílias não estão a cumprir a quarentena de confinamento em casa, determinada pela Autoridade Regional de Saúde a partir de quinta-feira. 

“Chegam às aldeias, andam na rua e cumprimentam a população toda”, afirma Hernâni Dias. O autarca decidiu, por isso, proceder a “avisos sonoros” nas zonas rurais do município, onde residem muitos idosos vulneráveis.