Avançar para o conteúdo principal

Gigantes da tecnologia podem desordenar sistema bancário, diz conselho

Os gigantes da tecnologia estão avançando inexoravelmente para os negócios financeiros, e podem desordenar rapidamente o setor bancário, de acordo com o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês). Em seu mais detalhado relatório sobre o impacto do que designa como "Big Tech", a organização afirmou que o desordenamento poderia introduzir novos riscos no sistema ao compelir os bancos a relaxar seus padrões de empréstimo e assumir riscos maiores. O FSB —formado pelos bancos centrais e autoridades regulatórias das finanças dos países do G20— disse que companhias como o Alibaba Group, Apple, Amazon e Tencent Holdings poderiam explorar a imensa quantidade de dados de que dispõem e suas grandes bases de clientes para expandir rapidamente suas operações de pagamentos e gestão de patrimônio. A ameaça competitiva aos bancos é agravada por essas empresas, muito bem capitalizadas, já estarem na vanguarda de tecnologias —inteligência artificial e aprendizado por máquina— que as companhias financeiras estão só começando a desenvolver. Como indicador da escala do desafio, na quinta-feira (14) a Ant Financial, gigante chinesa dos serviços financeiros controlada pelo bilionário Jack Ma, anunciou a aquisição da WorldFirst, uma empresa de pagamentos sediada em Londres, em sua primeira grande incursão ao Reino Unido. Nascida de um sistema de pagamentos online criado para a plataforma de comércio eletrônico do Alibaba, a Ant Financial se tornou um gigante financeiro quase sem paralelo: seu valor de mercado, estimado em US$ 150 bilhões (R$ 566 bilhões), apequena o de bancos como o Goldman Sachs e o Morgan Stanley. A empresa, inicialmente conhecida como Alipay, e suas afiliadas têm um bilhão de usuários em todo planeta, de acordo com os números de fevereiro. Embora a concorrência intensificada possa tornar os serviços financeiros mais eficientes para os consumidores, o FSB instou as autoridades regulatórias a manterem a vigilância quanto aos riscos que isso representa para instituições tradicionais de empréstimos, administradores de ativos e seguradoras, e disse que continuaria a avaliar as vulnerabilidades do sistema financeiro. O relatório reflete as posições dos grandes lobbies financeiros, que apelaram às autoridades regulatórias, especialmente as de Bruxelas, para que garantam que as empresas de tecnologia enfrentem as mesmas restrições aplicadas às companhias financeiras. Um grupo de executivos liderado por Paul Achleitner, presidente do conselho do Deutsche Bank, e Denis Duverne, presidente do conselho da seguradora Axa, afirmou no ano passado que bancos tradicionais estão em desvantagem porque a regulamentação os força a fornecer dados sobre seus clientes às empresas de tecnologia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cheats e códigos GTA 5 (Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC)

O Códigos de GTA 5, também chamados de macetes ou cheats, permitem fazer trapaças como ter vida infinita, criar armas e controlar a polícia no game para Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One. Confira a lista com todas as manhas do jogo da Rockstar, atualizada em 2019. Aproveite ver também os códigos de GTA 5 para PC e outros truques usando o celular no Grand Theft Auto 5.


GTA 5: como ganhar dinheiro infinito de forma rápida Os códigos funcionam usando o direcional do controle e os botões correspondentes. O ideal é fazer de forma rápida, sem pausas longas, para que todos os cheats entrem corretamente. Quando ativado, o código mostra uma mensagem acima do mapa, sinalizando que está funcionando. Lista de códigos de GTA 5 para Xbox 360 e Xbox One
Invencibilidade: Direita, A, Direita, Esquerda, Direita, RB, Direita, Esquerda, A, YQueda Livre: LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, DireitaArmadura e vida no máximo: B, LB, Y, RT, A, X, B, Dir…

Notícias ao minuto sobre o coronavirus (cov-19) em Portugal

Coronavirus em Portugal actualizações hora a hora...




Confirmados (total); Suspeitos (total acumulado) Por faixa etária Por região







Emigrantes de volta a Portugal estão a furar quarentena

Portugueses vindos de França e Espanha não estão a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 diasO presidente da Câmara de Bragança adverte que os emigrantes que estão a regressar para se juntarem às suas famílias não estão a cumprir a quarentena de confinamento em casa, determinada pela Autoridade Regional de Saúde a partir de quinta-feira. 

“Chegam às aldeias, andam na rua e cumprimentam a população toda”, afirma Hernâni Dias. O autarca decidiu, por isso, proceder a “avisos sonoros” nas zonas rurais do município, onde residem muitos idosos vulneráveis.