Avançar para o conteúdo principal

Alzheimer no olhar. Alterações na retina podem prever aparecimento da doença

Especialistas defendem que tanto oftalmologistas como oculistas serão capazes de verificar a saúde do funcionamento cerebral dos indivíduos enquanto examinam a visão dos mesmos. O estudo é da autoria de uma equipa de investigadores da Duke Eye Center, o pólo da Universidade Duke em Kunshan, na China, que analisou as alterações microvasculares e neurodegenerativas da retina em doentes de Alzheimer e pessoas saudáveis. Após a análise, os cientistas encontraram algumas diferenças significativas. Para chegar a esta conclusão, os cientistas recorreram a uma tecnologia não evasiva chamada angiotomografia de coerência óptica (OCTA). Esta técnica permite comparar as alterações dos olhos através da análise das ondas de luz que revela o fluxo de sangue em cada camada da retina. De acordo com o jornal espanhol ABC, os cientistas estudaram mais de 200 indivíduos: 39 pacientes com Alzheimer; 37 pessoas com uma alteração cognitiva suave e 133 pessoas saudáveis.
Segundo o estudo, publicado recentemente na Ophtalmologia Retina, o grupo dos doentes de Alzheimer tinha perdas de pequenos vasos sanguíneos na retina e uma das camadas era mais fina em comparação com pessoas com deficiência cognitiva leve e pessoas saudáveis. Sharon Fekrat, principal autora do estudo, explicou que “em pessoas com cérebros saudáveis, os vasos sanguíneos microscópicos formam uma rede densa na parte de trás do olho, dentro da retina, o que foi encontrado nos 133 participantes do estudo”. Contudo, nos olhos dos pacientes de Alzheimer, essa rede era menos densa e até escassa em alguns locais, “isto depois de controlarmos fatores como idade, sexo e nível de educação”. Em declarações ao The Telegraph, Fekrat afirmou ser possível “que as alterações na densidade dos vasos sanguíneos se assemelhem ao que ocorre nos minúsculos vasos sanguíneos no cérebro”. “Se conseguirmos detetar essas modificações nos vasos sanguíneos através da retina antes de surgirem alterações na cognição, isso seria altamente revolucionário”. A urgência do diagnóstico precoce da doença de Alzheimer é cada vez mais urgente, uma vez que “não é possível com as técnicas atuais, como um exame ao cérebro, detetar os pacientes com a patologia”. O objetivo desta técnica seria utilizar a tecnologia para diagnosticar a doença antes dos primeiros sintomas se manifestarem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

11 de setembro português provocou 49 mortos na Linha da Beira Alta

O 11 de setembro português ocorreu há 37 anos na linha ferroviária da Beira Alta, em Alcafache, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu. Foi o mais trágico acidente ferroviário português, provocando a morte a 49 pessoas. No entanto, 64 passageiros continuam ainda hoje dados como desaparecidos. O serviço regional 1324, com paragem em todas as estações e apeadeiros, chegou à estação de Mangualde, onde deveria permanecer até fazer o cruzamento com o Internacional. No entanto, e não obstante o facto de se terem dado ordens para que a prioridade na circulação fosse atribuída ao serviço internacional, o regional continuou viagem, estimando que o atraso na marcha do Internacional fosse suficiente para a chegada à estação de Nelas, onde, então, se poderia fazer o cruzamento. O outro serviço estava a circular com um atraso menor do que o esperado; considerando, erroneamente, que a via estava livre até à estação de Mangualde, também continuou viagem. Após a partida,

Próximo ciclo de altas das Criptomoedas

Os personagens que moldam a indústria de criptomoedas costumam dizer que os ciclos de baixa do mercado são tempos propícios para desenvolver projetos e construir e aperfeiçoar soluções que possam atrair novos usuários ao espaço de forma orgânica e sustentada. Por isso, é natural que entre um ciclo e outro ocorram grandes transformações que, ao fim e ao cabo, redesenham a indústria. A principal diferença, agora, é que fatores externos ao espaço estão tendo um peso muito maior que em outras ocasiões, afirmou Sam White em um artigo publicado no site Finance Magnates na sexta-feira, 26. Tanto o cenário macroeconômico global quanto a regulação do mercado de criptomoedas em níveis regionais terão um peso decisivo sobre um eventual futuro ciclo de alta, o qual, nesse momento, poucos se arriscam a dizer quando virá. As criptomoedas furaram a bolha, para o bem e para o mal. Os desdobramentos do mercado de ações dos EUA, dos conflitos entre as principais potências globais e as decisõ

Português apanhado a fazer sexo com cabra na Suíça

Um português de 39 anos foi apanhado a fazer sexo com uma cabra, por um agricultor que era dono do animal. O caso ocorreu em Schattdorf, Uri, na Suíça. Após ter fugido, o homem foi agora identificado pelas autoridades suíças, adianta o Blick. O português terá conseguido fugir após ter-se envolvido numa troca de agressões com o agricultor que o apanhou no ato sexual com o animal. De acordo com o Ministério Público da Suíça, este não será um caso isolado, já que desde abril deste ano que vários ataques sexuais a cabras foram relatados por pelo menos duas empresas naquela localidade. Os animais em causa não sofreram ferimentos graves. O português em causa, de acordo com as autoridades, vive no cantão de Uri e foi identificado pelos crimes. A investigação prossegue.