Avançar para o conteúdo principal

Temos de acabar com o culto dos «fumarentos» em Portugal

News © Jorge Daniel Mendes Ferreira

A alteração de carros, vulgo tuning, tem demasiados limites em Portugal — estamos todos de acordo? Ainda assim há quem consiga ultrapassar todos os limites. A cultura dos fumarentos tem de acabar.

Jorge Daniel Mendes Ferreira Notícias
News © Jorge Daniel Mendes Ferreira

Cultura e paixão pelos automóveis. Uma das coisas que mais aprecio na cultura automóvel é a diversidade de gostos e de preferências que existe. Experimentem ir a um track-day e vejam com os vossos próprios olhos. Há espaço para todos, e para todos os gostos. É a festa dos automóveis.

www.jorgedanielmendesferreira.com

Os adeptos dos clássicos, os adeptos dos carros italianos, os tipos da competição, a malta dos Honda Civic ou os doidos por marcas alemãs — apenas para mencionar alguns. Por muito diferentes que sejam os membros destas tribos, há um denominador comum: o gosto pelos automóveis. Independentemente do estrato social, da escolaridade, do gosto pessoal, das cores clubísticas, enfim… de tudo. Naquele dia, àquela hora, são todos iguais. São todos amantes de automóveis.


É quase impossível não admirar a diversidade que existe na cultura automóvel. Conseguíssemos nós colocar mais vezes as nossas diferenças de lado, no dia a dia, e o mundo seria um lugar melhor. Foi o meu momento Miss Universo…
www.jorgedanielmendesferreira.com
© YouTube Copyright

Independentemente do meu gosto pessoal — vale o que vale… — admiro automóveis de todas as tribo. Até das tribos mais radicais como o Stance, OEM+, Rat Style entre outros estilos (de carro ou de vida…).

Depois há os fumarentos…
Aqui não. Seja qual for o ponto de vista, automóveis que emitem cortinas de fumo espesso e circulam na via pública não fazem sentido.



As reprogramações mal executadas, as modificações para lá dos limites, o fumo a perder de vista, são tudo coisas que não têm lugar na via pública. A procura por mais potência é legitima mas há limites que não podem ser ultrapassados.
Quando a procura por mais potência afeta a saúde pública esse limite foi ultrapassado.


Como disse no início do texto, há demasiados limites às modificações dos automóveis em Portugal — um assunto que dava pano para mangas — mas no caso dos carros Diesel, modificados para debitarem potências que em alguns casos duplicam a potência original, não há classificação possível.


Enquanto aceitarmos esta «tribo negra» e formos coniventes com a cultura dos fumarentos no seio das comunidades de amantes de automóveis (concentrações, track-days, clubes e grupos informais) mais tempo vamos levar até conseguirmos discutir de forma séria e comprometida o fenómeno das modificações de automóveis em Portugal.


Goste-se ou não das modificações de automóveis — nas suas mais diversas expressões — é uma indústria que gera muitos milhões de euros, e quem as pratica ou faz delas atividade profissional merece que lhe seja dada o devido destaque. Sem fumos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cheats e códigos GTA 5 (Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC)

O  Códigos  de  GTA 5 , também chamados de macetes ou cheats, permitem fazer trapaças como ter vida infinita, criar armas e controlar a polícia no game para  Xbox 360 ,  PS3 ,  PS4  e  Xbox One . Confira a lista com todas as manhas do jogo da  Rockstar , atualizada em 2019. Aproveite ver também os  códigos de GTA 5 para PC  e outros truques usando o celular no Grand Theft Auto 5. GTA 5: como ganhar dinheiro infinito de forma rápida Os códigos funcionam usando o direcional do controle e os botões correspondentes. O ideal é fazer de forma rápida, sem pausas longas, para que todos os cheats entrem corretamente. Quando ativado, o código mostra uma mensagem acima do mapa, sinalizando que está funcionando. Lista de códigos de GTA 5 para Xbox 360 e Xbox One Invencibilidade:  Direita, A, Direita, Esquerda, Direita, RB, Direita, Esquerda, A, Y Queda Livre:  LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita Arma

Notícias ao minuto sobre o coronavirus (cov-19) em Portugal

Coronavirus em Portugal actualizações hora a hora... Confirmados (total); Suspeitos (total acumulado) Por faixa etária Por região Óbitos por faixa etária e género

Portugal tem 3544 casos confirmados e 60 mortes

Há mais dez mortes do que na segunda-feira e mais 15% de casos confirmados de infecção. Região norte é a que tem mais mortes e mais casos de infecção. Mais de 60% das pessoas que morreram tinham idades superiores a 80 anos. Pelo mundo, a pandemia já fez mais de 16.500 mortes e, desde o início do surto, foram identificados mais de 377 mil casos de infecção. Há 33 mortes em Portugal (mais dez do que na segunda-feira) e 2362 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Portugal, mais 302 do que no dia anterior – o que corresponde a uma variação de 15%. Das vítimas mortais, 63% tinham uma idade superior a 80 anos. Ao todo, 22 pessoas recuperaram. Inicialmente, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) avançou 30 mortes, incluindo um primeiro óbito nos Açores que, afinal, se tratava de um paciente que não estava infectado com o novo coronavírus. No comunicado em que corrige essa informação, emitido pelas 16h25, a DGS dá conta de três outros óbitos, que “foram conhecidos após p