Avançar para o conteúdo principal

11 de setembro português provocou 49 mortos na Linha da Beira Alta

O 11 de setembro português ocorreu há 37 anos na linha ferroviária da Beira Alta, em Alcafache, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu.


Foi o mais trágico acidente ferroviário português, provocando a morte a 49 pessoas. No entanto, 64 passageiros continuam ainda hoje dados como desaparecidos.


O serviço regional 1324, com paragem em todas as estações e apeadeiros, chegou à estação de Mangualde, onde deveria permanecer até fazer o cruzamento com o Internacional. No entanto, e não obstante o facto de se terem dado ordens para que a prioridade na circulação fosse atribuída ao serviço internacional, o regional continuou viagem, estimando que o atraso na marcha do Internacional fosse suficiente para a chegada à estação de Nelas, onde, então, se poderia fazer o cruzamento. O outro serviço estava a circular com um atraso menor do que o esperado; considerando, erroneamente, que a via estava livre até à estação de Mangualde, também continuou viagem.

Após a partida, o chefe da estação de Nelas telefonou para a estação de Moimenta-Alcafache, para avisar da partida do Internacional, sendo, então, informado, que o serviço Regional já se encontrava a caminho.


Prevendo que as composições iriam colidir, tentou avisar a guarda-barreira de uma passagem de nível entre ambas as estações, de modo a que esta parasse a composição através da ostentação de uma bandeira ou da colocação de petardos na via; no entanto, esta manobra não foi possível, porque o comboio já ali tinha passado.

Por volta das 18h37m deu-se a colisão entre as duas composições, a uma velocidade aproximada de 100 quilómetros/hora. 

O choque destruiu as locomotivas e algumas carruagens em ambas as composições, e provocou vários incêndios devido ao combustível presente nas locomotivas e nos sistemas de aquecimento das carruagens.


Devido ao facto de os materiais utilizados nas carruagens não serem à prova de chamas, o fogo propagou-se rapidamente, produzindo grandes quantidades de fumo.

Logo após o acidente, gerou-se o pânico entre os passageiros, que tentaram sair das carruagens. Várias pessoas, entre elas crianças, ficaram presas nos destroços das carruagens, tendo sido socorridos por outros passageiros; outros não conseguiram sair a tempo, tendo morrido nos incêndios ou asfixiadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PNetwork 120.000% previsão dos analistas...

PNetwork é uma das principais moedas a ter sucesso... pode subir ate 120.000% facilmente  Você deseja encontrar Criptomoedas de Baixo Valor? As criptomoedas conquistaram um importante espaço no imaginário dos investidores. Afinal, essa categoria de investimento, se tornou extremamente popular nos últimos anos, com grandes promessas de valorização extraordinárias. No entanto, encontrar boas moedas virtuais por um valor acessível nem sempre é uma das tarefas mais fáceis. Pensando nisso, nós do Guia do Investidor, elaboramos para você uma lista com as Criptomoedas de Baixo Valor. Ou seja, as opções mais baratas para você investir! Confira agora mesmo mais detalhes! Lista de melhores moedas para investir Notícias ▪︎▪︎▪︎》♤♡◇♧ Jorge Daniel Mendes Ferreira

Lançamento de foguete japonês dá errado, e agência espacial ordena autodestruição em pleno voo

Veículo realiza o lançamento de satélites ao espaço; causas da falha serão investigadas por técnicos do Japão © Jorge Daniel Mendes Ferreira A segunda tentativa de lançar o foguete japonês de última geração H3 fracassou nesta terça-feira (7) logo após a decolagem, quando a agência espacial nipônica ordenou a autodestruição ao determinar que o dispositivo não conseguiria completar a missão. O fracasso representa um golpe para a agência espacial japonesa Jaxa, que anunciou o H3 como seu grande símbolo flexível e de baixo custo. O projeto acumulava anos de atraso e a primeira tentativa de lançamento do foguete, em fevereiro, não teve sucesso porque os propulsores não foram acionados. Nesta terça, o H3 conseguiu decolar às 10h37 (22h37 de Brasília, segunda-feira), mas um anúncio na transmissão ao vivo da Jaxa alertou que a velocidade do foguete parecia estar diminuindo. A separação da primeira fase aconteceu como estava previsto, mas depois foram detectados sinais de problemas no centro es