Veículo realiza o lançamento de satélites ao espaço; causas da falha serão investigadas por técnicos do Japão
© Jorge Daniel Mendes Ferreira |
A segunda tentativa de lançar o foguete japonês de última geração H3 fracassou nesta terça-feira (7) logo após a decolagem, quando a agência espacial nipônica ordenou a autodestruição ao determinar que o dispositivo não conseguiria completar a missão.
O fracasso representa um golpe para a agência espacial japonesa Jaxa, que anunciou o H3 como seu grande símbolo flexível e de baixo custo.
O projeto acumulava anos de atraso e a primeira tentativa de lançamento do foguete, em fevereiro, não teve sucesso porque os propulsores não foram acionados.
Nesta terça, o H3 conseguiu decolar às 10h37 (22h37 de Brasília, segunda-feira), mas um anúncio na transmissão ao vivo da Jaxa alertou que a velocidade do foguete parecia estar diminuindo.
A separação da primeira fase aconteceu como estava previsto, mas depois foram detectados sinais de problemas no centro espacial Tanegashima, sudoeste do Japão
"Parece que a velocidade está caindo", afirmaram os narradores na transmissão da Jaxa. Em seguida, o centro de comando anunciou que "a ignição do motor de segunda fase não foi confirmada".
Assista ao vídeo da decolagem e o momento da autodestruição:
Comentários
Enviar um comentário