Avançar para o conteúdo principal

FCT lança Iniciativa Quantum Portugal

A FCT – Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, decidiu lançar a Iniciativa Quantum Portugal com o objetivo de tornar o País mais ser competitivos e formar estudantes de doutoramento na área da ciência e tecnologia quântica. “Existe uma necessidade urgente de as instituições e países enfrentarem o desafio ‘quântico’ que disponibiliza uma nova vaga de inovações científicas e tecnológicas. A Ciência e Tecnologia Quântica vai ser de extrema importância para a digitalização bem-sucedida da Europa e um elemento importante no desenvolvimento. No decorrer da próxima década é necessário reunir massa crítica e formar estudantes de doutoramento no sentido mais amplo da Ciência e Tecnologia Quântica”. Neste contexto, a FCT – Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, decidiu lançar a Iniciativa Quantum Portugal para tornar o País mais competitivo e formar estudantes de doutoramento na área da ciência e tecnologia quântica. Para esse fim, um primeiro passo na Iniciativa Quantum Portugal é abrir um programa especial constituído por 24 Bolsas de Doutoramento no campo da Ciência e Tecnologia Quântica, que irá ser gerido pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, por mandato da FCT, no âmbito de um Memorando de Entendimento que vai ser assinado durante este o lançamento da iniciativa que irá decorrer amanhã, no Auditório do INL, em Braga. Esta iniciativa toma particular relevância quando a procura de especialistas com know-how e capacidade de compreender as tecnologias quânticas está a aumentar a um ritmo constante. “Atualmente, há já especialistas em computação quântica oriundos do meio académico que estão a ser contratados por empresas que oferecem diversas oportunidades de carreira para investigadores e engenheiros com experiência em tecnologias quânticas”. O novo paradigma da computação quântica apresenta uma nova abordagem à forma como processamos a informação. “Os computadores quânticos são poderosos o suficiente para ajudar a desenvolver novos medicamentos e materiais, ou até mesmo simular a disseminação de pandemias. A computação quântica é muito mais do que uma transformação incremental em relação ao que já conhecemos. É uma transformação verdadeiramente inovadora que ultrapassa as fronteiras e as leis clássicas da física”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cheats e códigos GTA 5 (Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC)

O Códigos de GTA 5, também chamados de macetes ou cheats, permitem fazer trapaças como ter vida infinita, criar armas e controlar a polícia no game para Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One. Confira a lista com todas as manhas do jogo da Rockstar, atualizada em 2019. Aproveite ver também os códigos de GTA 5 para PC e outros truques usando o celular no Grand Theft Auto 5.


GTA 5: como ganhar dinheiro infinito de forma rápida Os códigos funcionam usando o direcional do controle e os botões correspondentes. O ideal é fazer de forma rápida, sem pausas longas, para que todos os cheats entrem corretamente. Quando ativado, o código mostra uma mensagem acima do mapa, sinalizando que está funcionando. Lista de códigos de GTA 5 para Xbox 360 e Xbox One
Invencibilidade: Direita, A, Direita, Esquerda, Direita, RB, Direita, Esquerda, A, YQueda Livre: LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, LB, LT, RB, RT, Esquerda, Direita, Esquerda, DireitaArmadura e vida no máximo: B, LB, Y, RT, A, X, B, Dir…

Notícias ao minuto sobre o coronavirus (cov-19) em Portugal

Coronavirus em Portugal actualizações hora a hora...




Confirmados (total); Suspeitos (total acumulado) Por faixa etária Por região







Emigrantes de volta a Portugal estão a furar quarentena

Portugueses vindos de França e Espanha não estão a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 diasO presidente da Câmara de Bragança adverte que os emigrantes que estão a regressar para se juntarem às suas famílias não estão a cumprir a quarentena de confinamento em casa, determinada pela Autoridade Regional de Saúde a partir de quinta-feira. 

“Chegam às aldeias, andam na rua e cumprimentam a população toda”, afirma Hernâni Dias. O autarca decidiu, por isso, proceder a “avisos sonoros” nas zonas rurais do município, onde residem muitos idosos vulneráveis.